História



O Minnesota Timberwolves juntou-se à NBA na temporada de 1989-90, como parte de uma expansão da liga de duas fases que também trouxe, em Orlando, Miami e Charlotte. Porém, o Timberwolves não foi a primeira franquia de basquete em Minneapolis. O Minneapolis Lakers do início dos anos 50 foi a equipe com maior domínio da época. Liderados por George Mikan, o primeiro grande pivô da NBA, o Lakers conquistou cinco títulos em seis anos entre 1949 e 1954.

A estreia da equipe de Minneapolis foi no dia 3 de novembro de 1989, diante do Seattle SuperSonics. A escalção inicial consistia em Sam Mitchell, Tod Murphy, Brad Lohaus, Tony Campbell, e Sidney Lowe. Mitchell marcou os 2 primeiros pontos da história da franquia numa jogada de lances-livres á 11:15 do primeiro quarto de jogo. Ele também marcou o primeiro ponto em um arremesso de quadra minutos depois, mas o Minnesota perdeu o jogo por 106 a 94.

Tony Campbell obteve média
de 23.2 pontos por jogo na temporada
de estreia do Wolves


1995-2007: Kevin Garnett lidera o Wolves


Kevin Garnett: Eterno ídolo do Minnesota Timberwolves

Aos 19 anos, após assinar oficialmente com o Minnesota Timberwolves, Kevin Garnett se tornou o primeiro jogador a sair direto do High School (não passando pela NCAA) para a liga americana depois de 21 anos. Em sua temporada de calouro na NBA, Garnett trabalhou com o treinador Flip Saunders, ganhando chances e disputando lugar no time titular com Tom Gugliotta, considerado um dos titulares absolutos da equipe. Diferentemente de LeBron James e Amare Stoudemire, jogadores de High School e calouros do ano, Garnett não conseguiu fazer a proeza, perdendo para Damon Studamire. Suas médias em sua primeira temporada foram de 10.4 pontos, 6.7 rebotes e 1.8 assistências, sendo eleito para o segundo melhor time calouro do ano. Em 1996, querendo renovar ainda mais a equipe, o Timberwolves draftou Stephon Marbury, armador da Universidade de Georgia Tech. Durante a temporada, Kevin Garnett evoluiu muito, apresentando médias de 17.0 pontos, 8.0 rebotes, 3.1 assistências, 2.1 bloqueios e 1.7 roubos de bola, números que o levaram a disputar seu primeiro All-Star Game da carreira, aos 19 anos e 11 meses e um recorde de 40 vitórias e 42 derrotas na temporada regular, levando o Timberwolves a disputar os playoffs pela primeira vez na história. Porém, parou diante do Houston Rockets que possuia grandes astros como Clyde Drexler, Hakeem Olajuwon e Charles Barkley, trio que hoje está no Hall da Fama da NBA.

Depois da temporada 1996-97, Kevin Garnett assinou a sua extensão de contrato com o Minnesota Timberwolves por mais seis anos, recebendo aproximadamente 126 milhões de dólares durante os 60 meses. Garnett continuou surpreendendo, suas médias em 1998 foram de 18.5 pontos, 9.6 rebotes, 4.2 assistências, 1.8 bloqueios, e 1.7 roubos de bola, foi novamente para o All-Star Game e levou o Timberwolves para um recorde de 45-37 na temporada regular. Mas novamente, foi eliminado na primeira rodada dos playoffs, desta vez para o Seattle SuperSonics do armador Gary Payton. Com o locaute na liga no ano de 1999, Garnett já era considerado um dos melhores alas-pivôs da NBA, suas médias eram de 20.8 pontos, 10.4 rebotes, 4.3 assistências e 1.8 bloqueios e nomeado para o terceiro melhor time da temporada. No termino da temporada, Garnett não tinha mais Marbury como companheiro, o jogador foi trocado com o New Jersey Nets, em troca receberam Terrell Brandon. O recorde da temporada regular foi de 25-25, mas foi derrotado logo de cara pelo San Antonio Spurs de Tim Duncan, MVP daquele ano. Na temporada seguinte, fez uma temporada acima da média e bastante notada, médias de 22.9 pontos, 11.8 rebotes, 5.0 assistências, 1.6 bloqueios e 1.5 roubos de bola, números que os levaram para o melhor time da NBA pela primeira vez. O recorde da temporada regular foi de 50 vitórias e 32 derrotas, e o Minnesota Timberwolves já era uma das grandes potências de sua conferência. Foram derrotados pelo Portland Trail Blazers em uma série de 3-1.

No começo da década em 2001, Kevin Garnett fez 21.2 pontos, 12.1 rebotes, 5.2 assistências, 1.6 bloqueios e 1.2 roubos de bola, participando do segundo time da NBA. Novamente, classificou o Minnesota Timberwolves para os playoffs, e foi eliminado na primeira rodada para o Dallas Mavericks de Dirk Nowitzki e Steve Nash em uma série de 3-0, era o sexto ano seguido que o Timberwolves caia logo de cara. A temporada seguinte foi considerada por muitos torcedores e até por Garnett como uma das melhores de sua carreira, o jogador ficou em segundo lugar na lista de MVP com médias de 23.0 pontos, 13.1 rebotes, 6.0 assistências, 1.6 bloqueios e 1.4 roubos de bola. Mas a melhor temporada de sua carreira ainda estava por vir, e não demoraria muito. Em 2003-04, Kevin Garnett anotou 24.2 pontos, 13.9 rebotes, 5.0 assistências, 2.2 bloqueios e 1.5 roubos de bola. Sua franquia chegou a melhor marca de todos os tempos, 58 vitórias e 24 derrotas na temporada regular e ele foi eleito pela NBA, o Most Valuable Player (MVP) da competição. Após as glórias, derrotou o Denver Nuggets em uma série de 4-1, quebrando um tabu de não passar da primeira fase dos playoffs. Logo em seguida, venceu o Sacramento Kings nas semi finais de conferência por 4-3. Diante do Los Angeles Lakers que tinha Kobe Bryant e Shaquille O'Neal, Garnett foi derrotado nas finais da conferência oeste por 4-2.

Na temporada seguinte, começaram as frustrações. Kevin Garnett foi nomeado para o segundo melhor time da NBA, e o Minnesota Timberwolves falhou ao não entrar para uma disputa de playoffs após oito anos consecutivos, mesmo com o recorde positivo de 44-38. Em 2005-06, mais motivos para se incomodar. O grande parceiro de Garnett, Sam Cassell foi trocado e o Timberwolves alcançou a marca de 33-49 ficando de fora de mais uma temporada de playoffs. Nesse mesmo ano, Garnett foi nomeado para o terceiro time da liga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário